INFRAESTRUTURA

MPDFT encontra condições precárias nas passagens subterrâneas do Eixão Sul

Peritos da Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo realizaram, sábado (30/1), inspeção nos túneis, onde identificaram mau cheiro, iluminação deficiente, piso irregular e infiltrações

Correio Braziliense
postado em 01/02/2021 17:55
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Após vistorias realizadas nas passagens subterrâneas do Eixão Sul, no sábado (30/1), integrantes da Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade) encontraram condições precárias nas instalações dos túneis. Atrelada ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a equipe identificou problemas semelhantes aos existentes no Eixão Norte: sujeira, mau cheiro, iluminação deficiente, piso irregular, infiltrações e insegurança.

Nessa última inspeção, um drone foi utilizado para captar imagens aéreas de pedestres, que se arriscam em meio aos automóveis em alta velocidade durante a travessia da via. As condições de acessibilidade verificadas na vistoria são mais precárias que as encontradas na Asa Norte, descrevem os peritos. A Rede Urbanidade acredita que nenhuma das passagens é acessível para cadeirantes. As rampas estreitas e inclinadas dificultam o trânsito de ciclistas.

Para o promotor de Justiça Dênio Augusto Moura, “o Eixo Rodoviário e os Eixinhos funcionam como barreiras à mobilidade ativa. As passagens subterrâneas são elementos essenciais para a circulação segura de ciclistas e pedestres no sentido leste/oeste da cidade e para a integração desses modais com o transporte público coletivo”.

As informações obtidas pela Rede Urbanidade serão incluídas em procedimento instaurado pela Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) sobre o tema. Em junho de 2020, peritos do MPDFT haviam feito vistoria nas passagens e apontaram diversas irregularidades, como infiltrações, deficiência de iluminação, falta de acessibilidade, pontos cegos e muita sujeira.

Ainda em 2020, foram requisitadas informações aos órgãos competentes sobre a natureza e o número de crimes cometidos nas passagens, além dos atropelamentos ocorridos ao longo do Eixo Rodoviário.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informou que, em 2019, 14 pedestres e um ciclista ficaram feridos em atropelamentos na via. Nesse mesmo período, três pedestres perderam a vida no local. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) esclareceu que, das 240 ocorrências policiais relacionadas às passagens subterrâneas, de janeiro de 2019 a maio de 2020, 172 diziam respeito a roubos a transeuntes, 21 a furtos diversos e 12 a furtos de celulares.

A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Prourb, em parceria com estudiosos e representantes de organizações que se dedicam à causa da mobilidade.

Revitalização

No sábado (30/1), o Correio publicou matéria sobre as condições das passagens subterrâneas do Eixão, e ouviu especialistas envolvidos com a segurança, administração e fiscalização desses locais. Segundo a administradora regional do Plano Piloto, Ilka Teodro, há um plano de revitalização para esses locais sendo elaborado desde 2019, em conjunto aos demais órgãos do GDF.

Com informações do MPDFT

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação