Com o aumento dos atendimentos durante a campanha de vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES-DF) decidiu recrutar servidores da pasta interessados em trabalhar como voluntários no processo de imunização. Neste sábado (30/1), a pasta divulgou circular com detalhes sobre como participar. O prazo para se cadastrar termina na quinta-feira (4/2), e os inscritos receberão certificado.
O documento da SES-DF afirma que o pedido de divulgação da circular ocorre "diante da necessidade para reserva e reforço das equipes", bem como considerando a demanda de servidores que têm procurado a Subsecretaria de Gestão de Pessoas para atuarem como voluntários nos postos de vacinação, hospitais ou equipes volantes.
O processo envolverá uma etapa de seleção e outra de capacitação dos interessados. A inscrição está aberta para médicos, enfermeiros, especialistas em saúde, cirurgiões dentistas, além de técnicos administrativos, em enfermagem ou de contabilidade e auxiliares de saúde. A participação vale apenas para servidores ativos e, para participar, é necessário informar lotação, cargo, contato e disponibilidade.
Na tarde deste sábado (30/1), a secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, divulgou a proposta nas redes sociais. "Toda a população do Distrito Federal conta com você, voluntário da Secretaria de Saúde, nesta missão", afirmou Mayara.
Para se inscrever, basta acessar o link. Em caso de dúvida sobre o treinamento, os interessados podem enviar e-mail para vacinacaosesdf@gmail.com. Apenas servidores que preencherem o formulário poderão participar do processo.
Nova remessa
Na quarta-feira (3/2), o Governo do Distrito Federal (GDF) espera receber parte das 8 milhões de doses de imunizantes que serão distribuídas pelo Ministério da Saúde. As novas unidades serão usadas para dar início à vacinação de idosos com mais de 70 anos.
Atualmente, o Plano Operacional de Vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal define os funcionamentos dos pontos de atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. As equipes devem ser compostas por, no mínimo, um enfermeiro supervisor, três aplicadores, três triadores, dois controladores de fluxo e um digitador, totalizando um enfermeiro, seis técnicos de enfermagem e três técnicos administrativos ou auxiliares de saúde de qualquer especialidade.