O Distrito Federal vacinou 33.317 pessoas contra a covid-19 até esta quarta-feira (27/1), segundo dados da Secretaria de Saúde (SES-DF). A pasta publica boletins diários com o balanço, entre segunda e sexta-feira. O último levantamento mostra que o total de doses distribuídas para aplicação nas sete regiões de saúde do DF é de 78.930, até o momento.
A região que mais recebeu doses foi a central, que envolve as asas Sul e Norte, os lagos Sul e Norte, as vilas Planalto e Telebrasília, além de Varjão, Cruzeiro, Noroeste e Sudoeste/Octogonal. Juntas, elas dispõem de 24.380 unidades.
Em segundo lugar está a região sudoeste, formada por Samambaia, Taguatinga, Recanto das Emas, Vicente Pires, Águas Claras e Arniqueira, com 17.290 doses.
A região de saúde que menos recebeu vacinas contra a covid-19 é a leste, da qual fazem parte Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Jardim Botânico. As regiões administrativas contam com 4.580 doses de imunizantes.
Campanha
No Distrito Federal, a imunização contra a covid-19 começou em 19 de janeiro, com 125.160 doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. O imunizante exige um intervalo de 14 a 28 dias entre a aplicação das duas doses. A SES-DF informou que metade das unidades recebidas ficam reservadas para a segunda aplicação.
No domingo (24/1), o DF recebeu 41,5 mil unidades da Covishield, vacina desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford com a farmacêutica sueco-britânica AztraZeneca. No caso dela, o intervalo é de até três meses entre as aplicações. A Secretaria de Saúde deixará cerca de 5% dos dois imunizantes na reserva técnica, para suprir eventuais perdas.
A média móvel de casos da covid-19 no Distrito Federal ficou em 989, nesta quarta-feira (27/1). O resultado é o maior valor registrado desde 20 de setembro, quando o indicador estava em 987. O último boletim divulgado na mesma data pela SES-DF teve registro de mais três mortes em decorrência da doença. O total de vítimas chegou a 4.508.