O governador Ibaneis Rocha (MDB), assumiu a liderança do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC). O grupo — formado pelo Distrito Federal e seis estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste — integra a agência de fomento, cujo objetivo é estimular o desenvolvimento e o progresso das unidades federativas participantes.
O evento que oficializou o governador do DF no cargo ocorreu na segunda-feira (25/1), pela internet. Ibaneis sucede o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. O chefe do executivo local disse que trabalhará em conjunto com os estados, para "encontrar soluções para todos".
O presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, também participou da cerimônia. Ele apresentou uma proposta de cooperação entre a instituição financeira e o BrC, com abertura de uma linha de crédito de R$ 1 bilhão. O valor será dividido entre cinco áreas: BRB Desenvolvimento, BRB Investimento, BNDES, Plano Empresário e Agronegócio.
Além dos governadores, o embaixador da Índia no Brasil, Suresh K. Reddy, acompanhou a assembleia, para firmar uma parceria com o BrC em quatro setores de cooperação: empresas, tecnologia, saúde e agronegócio. Os mandatários programam uma visita ao país asiático no segundo semestre.
Com informações da Agência Brasília