Pandemia

Covid-19: lote de vacinas da AstraZeneca não será dividido em duas doses no DF

Como a segunda dose pode ser aplicada em até 12 semanas e o Ministério da Saúde garantiu que enviará mais doses para cobrir a segunda aplicação, a SES optou por ampliar a vacinação e aplicar as 41 mil doses nesta primeira etapa

O lote de 41.5 mil doses da Astrazeneca, vacina de Oxford contra a covid-19, recebidas pelo Distrito Federal será aplicado integralmente no DF. Ou seja, ao invés de dividir a quantidade disponível por dois para garantir as duas doses, como é feito com a CoronaVac, a Secretaria de Saúde (SES) aplicará todas as doses em pessoas diferentes. A medida amplia a cobertura da vacinação na capital federal. A vacina da Astrazeneca foi desenvolvida para ser aplicada em duas doses e sua eficácia foi estudada baseada nas duas aplicações. 

Segundo o secretário-adjunto de Assistência substituto da Secretaria de Saúde (SES), Alexandre Garcia, a decisão foi tomada considerando que a Astrazeneca tem um intervalo maior entre as doses, de quatro a 12 semanas. "Além disso, o Ministério da Saúde garantiu que vai enviar mais doses para que a segunda aplicação ocorra dentro do prazo", disse Garcia. 

Desde que chegaram ao DF, no último fim de semana, as 41,5 mil doses da vacina de Oxford estão sendo distribuídas e aplicadas. Nesta terça-feira (26/1), a capital federal recebeu mais 19 mil doses da CoronaVac, porém, como esta precisa de segunda aplicação entre 14 e 28 dias, apenas 9,5 mil pessoas serão beneficiadas com o imunizante produzido pelo Instituto Butantan (SP).