Mobilidade

Passagens subterrâneas do Eixão passarão por vistoria

A Rede Urbanidade vai fiscalizar as condições de deslocamento de pedestres, ciclistas e portadores de deficiência que precisam atravessar o Eixão

Formada por representantes da sociedade civil e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Rede Urbanidade realiza, ao longo da semana, duas vistorias para fiscalizar as condições de deslocamento de pedestres, ciclistas e portadores de deficiência que precisam atravessar o Eixão, nas Asas Sul e Norte. Uma das inspeções será realizada na noite desta quarta-feira (27/1) e a outra, no sábado (30/1) pela manhã. A equipe fará a vistoria de bicicleta.

No ano passado, a 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) instaurou procedimento para reunir informações sobre o estado de conservação, iluminação, limpeza, sinalização, segurança e acessibilidade das passagens subterrâneas do Eixão, com base nas discussões promovidas no âmbito da Rede Urbanidade.

Peritos do MPDFT realizaram uma primeira vistoria nesses locais e apontaram uma série de irregularidades, tais como infiltrações, deficiência de iluminação, falta de acessibilidade, existência de pontos cegos e muita sujeira. Foram requisitadas ainda informações aos órgãos competentes acerca da natureza e do número de crimes cometidos nas passagens, bem como sobre os atropelamentos ocorridos ao longo do Eixo Rodoviário.

De acordo com o promotor de Justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura, esses problemas são velhos conhecidos de quem precisa realizar a travessia. “Infelizmente, os usuários têm de optar entre a insegurança das passagens subterrâneas e o risco de atropelamento, algo inaceitável em qualquer cidade, sobretudo na capital do Brasil. Essas vistorias vêm complementar o levantamento que foi feito pela Promotoria, agora sob o olhar da sociedade, e servirão para orientar a atuação do Ministério Público nessa questão", disse.

Ocorrências

Dados fornecidos pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran) ao Ministério Público revelam que, em 2019, 14 pedestres e um ciclista ficaram feridos em atropelamentos no Eixão. Nesse mesmo período, três pedestres perderam a vida no local.

Também atendendo a requisição da Prourb, a Polícia Civil do DF (PCDF) esclareceu que, das 240 ocorrências policiais registradas em relação às passagens subterrâneas de janeiro de 2019 a maio de 2020, 172 diziam respeito a roubos a transeuntes, 21 a furtos diversos e 12 a furtos de celulares.

Serviço:

Vistoria nas passagens subterrâneas do Eixão

Dia: 27/1, quarta-feira

Horário: 18h

Ponto de encontro: Em frente ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), 

Informações do MPDFT