Vacina

Covid-19: vacinas de Oxford serão para os trabalhadores da saúde

Decisão desta segunda (25/1) contempla todos os funcionários da rede pública e de hospitais particulares, sem distinção de categoria. Imunização deve começar nesta terça-feira (26/1)

As 41,5 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que chegaram ao Distrito Federal neste domingo (24/1), já tem destinação. Uma reunião do Comitê de Vacinação Covid-19 da Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira (25), decidiu que as doses recebidas serão usadas para ampliar a vacinação contra a covid-19 para todos os profissionais de saúde que atuam na rede pública e nos hospitais particulares, sem distinção de categoria.

Com isso, esses profissionais poderão começar a ser vacinados a partir desta terça-feira (26/1). Segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF), os servidores públicos receberão as doses nas unidades da região de saúde onde atuam. Os trabalhadores da rede particular vão continuar sendo vacinados nos respectivos locais de trabalho.

De acordo com a SES, o Distrito Federal recebeu, nesta segunda (25/1), mais 19 mil doses da vacina CoronaVac, produzida por meio de uma parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. Elas se juntam às 41,5 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, produzida na Índia, recebidas neste domingo (24/1).

Em vídeo, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirmou que houve reunião com representates de hospitais particulares no domingo (24/1) para inclusão dos profissionais da categoria na prioridade da vacinação. Ele ressaltou que, na próxima etapa, com a chegada de mais doses, serão contemplados os idosos acima de 80 anos de idade.

A SES afirmou que a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) vai ajudar no processo de deslocamento das equipes volantes para garantir a celeridade no processo de vacinação dos servidores da saúde. Serão 40 carros disponíveis para levar as vacinas e os aplicadores até às unidades.

Aplicação das vacinas

As vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca possuem intervalos diferentes para aplicação da segunda dose. Enquanto a primeira tem intervalo entre duas e quatro semanas, a de Oxford possui melhor eficácia quando a segunda dose é aplicada após 12 semanas da primeira.

Os idosos e pessoas com deficiência institucionalizados, bem como os indígenas, continuarão sendo vacinados de forma volante. As equipes de saúde vão até estes públicos aplicarem as doses.

A Secretaria de Saúde informou que o Comitê de Vacinação Covid-19 vai se reunir, novamente, no início da próxima semana, para deliberar sobre a possibilidade de recebimento de novas doses e, com isso, planejar uma nova ampliação.

Balanço da Vacinação

A vacinação contra a covid-19 no DF teve início no dia 19 deste mês. Até a noite desta segunda-feira (25), havia sido aplicadas 18.522 doses. O balanço fica disponível no site da Secretaria de Saúde, e a atualização ocorre diariamente, de segunda a sexta-feira, a partir das 19h.