Brasília registrou fortes chuvas no fim da tarde de ontem. De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologisa (Inmet) Andrea Ramos, 1 hora de pancada de chuva resultou em metade do volume esperado para 25 dias, em janeiro, no Plano Piloto.
“Em 1 hora, choveu 62,8mm, sendo que a média do mês é de 209,4mm. O vento chegou a 65km/h. É importante salientar que dezembro e janeiro são os meses com maior expectativa de chuva. Até agora, choveu 60% do esperado no mês, de 1º a 25 de janeiro: 129,2mm. A chuva de ontem foi quase a metade dos 25 dias de precipitação. Como estava quente e úmido, são combustíveis essenciais para ter esse tipo de pancada”, explica.
A especialista destaca o motivo da chuvarada. “Estávamos com oito dias sem chuva, com muita umidade e muito calor, duas variáveis importantes para ter essas pancadas. Com um anticiclone atuando na região, a borda dele perdeu força, o que gerou mais umidade”, acrescenta Andrea.
Para hoje, a temperatura mínima será de 17ºC e a máxima de 30ºC. A umidade relativa do ar deve variar entre 95% e 40%, com previsão de pancadas de chuva. “Na meteorologia, a gente caracteriza isso como extremos. O tempo deve ficar mais nublado, com rajadas de vento”, conclui a meteorologista.
Durante a forte chuva de ontem, foram registrados sete acidentes de trânsito no DF, de acordo com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. As ocorrências foram nas BRs 020, 060, Guará, Park Way, Pistão Sul (Taguatinga) e Núcleo Bandeirante. Não houve feridos.