Após a forte chuva na tarde desta segunda-feira (25/1), acidentes foram registrados pelas forças de segurança do Distrito Federal. Segundo a Polícia Militar (PMDF), desde as 16h, houve sete acidentes registrados pela corporação. Dois com vítimas, um na BR-020, próximo ao Condomínio RK, no sentido Planaltina, e o outro próximo a São Sebastião, no trevo de Unaí (MG).
Os demais acidentes ocorreram na BR-060; QE 38, no Guará; Park Way; Pistão Sul; Núcleo Bandeirante, no viaduto da floricultura. De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologisa (Inmet), Andrea Ramos, em uma hora, entre as 16h e as 17h, choveu metade do esperado para 25 dias do mês.
“Em uma hora de chuva no Plano Piloto, choveu 62,8mm. Os ventos chegaram a 65km/h no DF. É importante salientar que dezembro e janeiro são os meses com maior expectativa de chuva. Até agora, choveu 60% do esperado no mês, do dia 1º a 25 de janeiro: 129,2mm. Essa chuva é quase a metade dos 25 dias de chuva."
“Estávamos com oito dias sem chuva, com muita umidade e muito calor, duas variáveis importantes para ter essa pancadas de chuva. Um anticiclone (vórtice ciclônico de altos níveis) atua na região e a borda dele perdeu a força, o que favorece a entrada de umidade”, acrescenta Andrea.
Para esta terça-feira (26/1), a temperatura mínima será de 17ºC e a máxima, de 30ºC. A umidade relativa do ar deve ficar entre 95% a 40%. “O tempo deve ficar mais nublado com rajadas de vento e pancadas de chuva”, conclui a meteorologista.
Acidentes de trânsito
Às 16h24 desta segunda-feira (25/1), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atendeu a um acidente envolvendo uma carreta, Scania/R11 do tipo bitrem de cor vermelha, conduzida por um motorista de 43 anos, que perdeu o controle da direção e parou com parte da carroceria na rodovia. A outra metade foi parar no canteiro central. O outro veículo envolvido no acidente era um caminhão tipo guincho, Ford/Cargo816, branco, que carregava um VW Fox prata, conduzido por motorista de 30 anos.
Os dois veículos pararam com as cabines frente a frente. Nenhum dos condutores se feriu. Eles foram atendidos e avaliados pela equipe do socorro não necessitando de serem transportados ao Hospital. A ocorrência envolveu quatro viaturas e 18 militares.
Uma faixa da via foi interditada parcialmente durante o atendimento com desvio do trânsito devido ao horário de pico até a retirada dos veículos. Ao término das atividades, a via foi deixada aos cuidados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).