Nesta sexta-feira (22/1), começa a vacinação contra a covid-19 de profissionais de saúde da rede particular do Distrito Federal. Assim como na rede pública, serão vacinados trabalhadores que têm contato direto com pacientes com o novo coronavírus, incluindo trabalhadores do setor administrativo que fazem a ficha de pacientes infectados, auxiliares de limpeza dos hospitais e unidades básicas de saúde e vigilantes.
Segundo a Secretaria de Saúde, o atraso no início da vacinação desta categoria ocorreu por questões logísticas. O trabalho será feito por equipes volantes da SES que irão até os hospitais para aplicarem o imunizante.
Como o DF só recebeu 106,1 mil e a CoronaVac precisa ser aplicada em duas doses para ter eficácia, apenas 53 mil pessoas serão imunizadas nesta fase. O grupo prioritário é composto por profissionais de saúde que atuam na linha de frente, idosos acima de 60 anos institucionalizados, pessoas com deficiência a partir dos 18 anos que vivem em unidades de acolhimento e indígenas. Em três dias de vacinação, mais de 11 mil pessoas foram imunizadas.