Legislativo

Câmara Legislativa pode passar a ter sessões híbridas mesmo após a pandemia

Ideia está em fase de análise. Segundo o vice-presidente da Casa, Rodrigo Delmasso (Republicanos), após estudo, os 24 distritais e a população serão ouvidos

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) pode adotar o sistema híbrido para as sessões plenárias da Casa mesmo após a pandemia de covid-19. Ou seja, os 24 deputados distritais poderão participar das reuniões de forma presencial ou virtual.

Desde o início da crise sanitária, como forma de combate à disseminação do vírus,  os deputados realizam as plenárias de forma 100% virtual. Segundo o vice-presidente da CLDF, Rodrigo Delmasso (Republicanos), durante este período, a produtividade  de todas as áreas aumentou, assim como a velocidade das votações. 

"Desde o início da pandemia, nenhum projeto de importância deixou de ser votado. Além disso, as sessões passaram a ocorrer de forma mais rápida e com mais quórum. Por isso, estamos fazendo um estudo para ver se o formato híbrido não vai ferir a Lei Orgânica ou a Constituição, pois será necessária uma alteração no regimento da Câmara", explica o distrital. 

Apesar de ainda não haver um projeto concreto, o distrital garante que todos os integrantes da Casa serão ouvido, assim como a população. "Vamos consultar todos os deputados e também queremos ouvir os moradores do DF", completa Delmasso.