Às 10h da manhã desta terça-feira (19/1), teve início a vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal. A enfermeira Lidia Rodrigues Dantas, 31 anos, foi a primeira pessoa da capital federal a receber o imunizante. Ela atua no atendimento do Pronto Socorro do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), hospital referência no atendimento a covid19. “Ainda estou sem acreditar. Estou emocionada e feliz por ter feito parte disso tudo”, disse Lidia.
Lidia é moradora do Sudoeste e trabalhará até as 19h. Apesar da correria, Lidia deixou um alerta. “Uma pessoa que você ama pode perder a vida para essa doença. Temos de ser responsáveis e nos cuidar”, disse.
Sobre o combate à pandemia, Lidia conta que foi um período difícil. “ Sempre fui do Hran e lutamos muito contra essa doença. Chegamos a perder colegas. E, agora, estamos com muita esperança de que tudo vai se normalizar em breve”, comentou.
Após Lidia, outros cinco profissionais de saúde da unidade também foram vacinados. São eles: o vigilante Pedro Teodoro, a técnica de enfermagem Karina de Jesus, a fisioterapeuta Ana Paula Barbosa, a médica Juliana Benta da Cunha e a auxiliar de limpeza Narcisa de Araújo. A vacinação também teve início em outros 15 hospitais da rede pública.
Primeira fase
A vacinação ocorrerá em quatro fases, divididas por grupos prioritários. Os primeiros a serem imunizados serão os profissionais da saúde; idosos acima dos 60 anos que estão em instituição de acolhimento ou asilos e pessoas com mais de 18 anos com deficiência física que vivem nessa mesma condição, bem como seus cuidadores; e a população indígena. C
Na segunda fase, a meta é vacinar todas as pessoas com mais de 60 anos. A terceira parte do plano de vacinação inclui pessoas com comorbidades. Professores e profissionais da força de segurança serão incluídos na quarta fase do plano, que chegou a ser excluída da proposta original, mas voltou à previsão após reivindicações das categorias.