A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) aprovou, nesta segunda-feira (18/1), o projeto de paisagismo da futura Quadra 500 do Sudoeste, que prevê árvores nativas do cerrado, espaços de lazer — como academia ao ar livre para idosos —, parques infantis, ciclovias e uma praça municipal. A portaria saiu no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Segundo a Seduh, o projeto visa qualificar áreas verdes públicas de modo multifuncional, garantindo serviços ambientais eficientes, bem-estar e lazer para a comunidade. Calçadas, faixas de travessia de pedestres com pisos táteis, equipamentos de ginástica para pessoas com deficiência e de alongamento para uso geral estão previstos para integrar a nova quadra.
Outra proposta é que a vegetação funcione como parte do corredor ecológico junto ao Parque das Sucupiras. Como estipulado no projeto, as espécies escolhidas estarão dentro de um sistema de plantio mais adensado, de forma a proporcionar um crescimento mais rápido e a formação de um trajeto com sombra para deslocamento de pedestres.
Para as áreas destinadas ao lazer, haverá reserva de 2,2 mil metros quadrados. O espaço incluirá parques infantis, quadras esportivas, equipamentos de ginástica e locais de lazer para cães.
Com informações da Agência Brasília