Às 14h46 desta segunda-feira (18/1), as mais de 105 mil doses da vacina chinesa contra a covid-19, a CoronaVac, chegaram ao Distrito Federal. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi responsável pelo transporte e pousou na Base Aérea.
A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal vão escoltar os caminhões frigoríficos até a Central de Armazenamento da Rede de Frios, onde passarão por uma triagem. De lá, as doses serão encaminhadas para os outros oito Centros Regionais de Armazenamento. A Polícia Militar do DF será responsável pela escolta dos imunizantes nessa segunda parte do trajeto.
A expectativa é de que os postos de vacinação dos hospitais públicos sejam os primeiros a receberem as doses. Porém, a quantidade de vacinas que cada unidade receberá depende da população prioritária de cada região.
A aeronave que carregou as doses do DF segue, agora, para Manaus (AM), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).
Prioridades
A vacinação ocorrerá em quatro fases, divididas por grupos prioritários. Os primeiros a serem imunizados serão os profissionais da saúde, pessoas maiores de 75 anos e idosos acima dos 60 anos que estão em instituição de acolhimento ou asilos. Cerca de 190 mil pessoas se encaixam nesse grupo, de acordo com o plano de vacinação do DF.
Na segunda fase, entra o público alvo com idades entre 60 e 74 anos; e a terceira parte estão as pessoas com comorbidades. Professores e profissionais da força de segurança serão incluídos na quarta fase do plano, que chegou a ser excluída da proposta original, mas voltou à previsão após reivindicações das categorias.
Inicialmente a previsão de vacinação estava marcada para a próxima quarta-feira (20/1). Porém, depois da aprovação do uso emergencial da CoronaVac pela Anvisa, neste domingo (17/1), o cronograma foi antecipado.