No Distrito Federal, as primeiras doses da vacina chinesa contra a covid-19, a CoronaVac, devem ser encaminhadas às salas de vacinação localizadas nos hospitais da rede pública. Porém, qual região será a primeira a receber e quantas doses serão encaminhadas dependerá de uma triagem prévia.
A triagem, que será feita assim que as doses chegarem ao DF - o que está previsto para ocorrer às 14h - avaliará a quantidade de doses disponíveis e o número da população prioritária em cada região (profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos).
No DF, a vacinação é ofertada à população em mais de 169 locais, sendo 132 serviços nas unidades básicas de saúde (UBSs), três na Atenção Secundária, 17 em unidades hospitalares, seis nos centros de referência de imunobiológicos especiais (Cries) e quatro em outros órgãos públicos, dispostos nas sete Regiões de Saúde, incluindo salas de vacinação fixas e serviços de vacinação volante para unidades rurais ou unidades que não possuem estrutura para dispor de uma sala fixa.
Chegada das vacinas
Mais de 100 mil doses são esperadas pela Secretaria de Saúde do DF e a expectativa é de que cheguem até o início da tarde desta segunda-feira (18). O horário inicial previsto era as 10h30, mas houve atraso e espera-se, agora, que as doses cheguem à Base Aérea às 13h30.
Após a chegada, os imunizantes serão encaminhados para a Central da Rede de Armazenamento de Frios e, de lá, serão encaminhados para os outros oito centros de armazenamento, após a triagem. A Polícia Militar do DF fará a escolta do material.
Durante a manhã, a secretaria iniciou o treinamento com os profissionais de saúde para a aplicação das doses.