O Secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, se manifestou sobre a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de aprovar, por unanimidade, o uso emergencial das vacinas CoronoVac e Oxford/AstraZenica contra a covid-19. Ao Correio, ele disse que a aprovação era esperada, e que o Distrito Federal está pronto para vacinar a população.
“A gente vive em um momento da segunda onda da doença. Mediante a média móvel de mortes, é importante ter uma solução para essa situação”, destacou Osnei. "Assim que recebermos o imunizante do Ministério da Saúde, vamos seguir fazendo a vacinação de acordo com a quantidade e os grupos determinados”, afirmou. A previsão de início é quarta-feira (20/1), às 10h, em todo o país, segundo oMinistério da Saúde. A secretaria não informou como será feito o controle da vacinação no DF.
No Plano, estão previstas quatro fases prioritárias de vacinações, começando com trabalhadores de Saúde, pessoas de 75 anos ou mais, passando pelos idosos entre 60 a 74 anos e finalizando com pessoas com comorbidades. Professores e profissionais de forças de segurança e salvamento estavam fora do plano inicial, mas foram incluídos posteriormente.
De acordo com a pasta, a Secretaria de Saúde tem, em estoque, 1,3 milhão de seringas e agulhas, além de outros 2,17 milhões comprados e que devem chegar nos próximos dias. Mais 2 milhões também estão disponíveis para compra em Ata de Registro de Preços da pasta. O órgão não informou como será feito o controle da vacinação no DF.