Em tom de harmonia e celebração, brasilienses saíram de casa, ontem, para acompanhar a mais uma das apresentações do projeto Brasília Iluminada, na Praça do Cruzeiro, iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), com atividades coordenadas pelas secretarias de Economia, Cultura, Desenvolvimento Social e Turismo. O evento terminará amanhã, com programações a partir das 17h (veja Programação).
Apesar da pandemia do novo coronavírus, o público pôde curtir uma programação de lazer mantendo o distanciamento social. No gramado da Praça do Cruzeiro, mais de 250 pessoas se reuniram em pequenos espaços de madeira. Alguns, sozinhos; outros, em família. Ontem, a agenda ficou por conta da música clássica, de Beethoven.
Mestol Figur, 56 anos, a esposa, Eloísa Figur, e a filha, Aderline Figur, 31, ficaram encantados com a apresentação e estrutura do evento. A família gaúcha mora em Sobradinho e não abriu mão de levar o chimarrão. “Está muito legal. O clima está fresco e está ajudando para que tudo se torne mais bonito. Acho que, como um todo, está tudo muito bem planejado”, elogiou Mestol.
O casal Tainá Rodrigues, 34, e Alexandre Fernandes, 40, visitou o Brasília Iluminada pela primeira vez. De forma confortável, a professora e o piloto aéreo curtiam, em clima romântico, as apresentações. “Estou achando o máximo. Tudo bem organizado. Vi pela internet e fiquei louca, querendo visitar”, contou Tainá. Os dois têm filhos pequenos e, durante a pandemia, evitaram sair de casa para programas de lazer devido à covid-19. “Sempre ficamos muito preocupados. Mas, aqui (Praça do Cruzeiro), por exemplo, é um lugar aberto e mais seguro”, disse Alexandre.
Iluminação
A Esplanada dos Ministérios também não ficou de fora. Além dos letreiros com as palavras fé, saúde, esperança, entre outras, o gramado deu lugar às árvores natalinas brilhantes e gigantes. A técnica de enfermagem Girleide Martins, 47, mora em Santa Maria e levou os filhos Pedro Martins, 9, Jheniffer Martins, 18, e Ingrid Martins, para contemplar as luzes. “É um passeio diferente, em família. A ideia foi bem bolada e é gostoso estar ao ar livre, podendo ouvir músicas, apreciar o céu e se divertir”, afirmou Girleide.
Estrutura
O projeto Brasília Iluminada conta com 415.770 m² de decoração especial, com mais de 200 mil metros de fios elétricos e 180 árvores cenográficas de LED, sendo uma com 32 metros de altura; sete velas gigantes, montadas em estrutura de alumínio, sendo a central com 18 metros de altura; cinco caixas de presentes, uma com 10 metros de altur; e um presépio com 14 personagens em escala real. Tudo segue as medidas de segurança impostas pela pandemia da covid-19, como o distanciamento de pelo menos dois metros entre as pessoas e uso obrigatório de máscara pelos visitantes e colaboradores.
A iniciativa do GDF é oportunidade para os 450 artistas locais contratados para o palco Céu de Brasília, na Praça do Cruzeiro, cenário de shows de música, dança e poesia. O artesanato também foi contemplado pelo projeto. No Espaço Luz do Mundo, atrás da Catedral Rainha da Paz, onde também está o presépio virtual, seis contêineres foram montados e disponibilizados gratuitamente para 60 artesãos, que, por meio do projeto e em rodízio, ganharam um novo ponto de negócios e oportunidade para a divulgação de sua arte e cultura.
Programação
Hoje
» 18h: Quarteto Rose
» 19h: Ballet Grupo de Bailarinos de Brasília
Amanhã
» 17h: Coral de Cegos do Projeto Waldir Azevedo
» 18h: Orquestra Sopros da Orquestra Filarmônica de Brasília (OFB)
» 19h: Ballet Grupo de Bailarinos de Brasília