A Secretaria de Saúde (SES-DF) repassou ao Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) R$30 milhões para que o instituto normalize as cirurgias cardíacas, de transplantes, cateterismo e retome as cirurgias eletivas que estavam suspensas. Os recursos foram obtidos junto ao Ministério da Saúde e foram repassados nesta quinta-feira (14/1).
“Fizemos uma atuação ampla junto ao Ministério da Saúde para que esse recurso fosse obtido porque sabemos das dificuldades financeiras enfrentadas pelo ICDF, mas também é inquestionável o valor do instituto na prestação de serviços à população”, destacou o Secretário de Saúde, Osnei Okumoto.
O repasse foi feito com base na Portaria GM/MS 3845, de 29 de dezembro e oficializado com a publicação em 30 de dezembro de 2020 no Diário Oficial da União (DOU).
Desde 2014 o ICDF enfrenta problemas financeiros, deixando inclusive de realizar alguns procedimentos eletivos. Com o repasse, espera-se que o instituto volte a atuar em sua capacidade máxima na pediatria, realizando cateterismos cardíacos pediátricos terapêuticos e as cirurgias eletivas que estavam paradas, além dos transplantes.
Em 2020, a Secretaria de Saúde pagou ao ICDF R$ 44.978.617,27 referente ao contrato vigente. Por determinação do Ministério da Saúde os repasses mensais foram realizados na sua íntegra mesmo quando o ICDF não realizava todos os serviços contratados.
A secretaria afirma que não possui débitos com o ICDF. Com esta ação, o GDF espera que a instituição retome plenamente suas atividades visando atender aos pacientes que aguardam nas filas de espera por cirurgias.