A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) decidiu, nesta quarta-feira (13), como será formada e as primeiras ações da Comissão Especial da Vacina, que vai acompanhar o andamento do Plano de Vacinação do DF. O objetivo é acompanhar a execução de toda a estratégia de imunização do DF, desde a compra de insumos básicos (como agulhas e seringas) até a imunização massiva da população.
A reunião virtual determinou que o presidente da comissão será o deputado distrital Fábio Felix (PSol), autor da proposta de criação do colegiado especial. Rodrigo Delmasso (Republicanos) será o relator e Jorge Vianna (Podemos), o vice-presidente. Iolando Almeida (PSC) e João Cardoso (Avante) também farão parte do grupo.
Felix agendou a primeira reunião do grupo para a próxima segunda-feira (18/1) e sugeriu um encontro, também na próxima semana, da comissão com o corpo técnico da Secretaria de Saúde, a fim de ouvir o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, além de averiguações do estado da Farmácia Central e de uma unidade básica de saúde. Também nos próximos dias, a comissão deve definir o plano de trabalho e o prazo de vigência do colegiado.
A comissão vai acompanhar de perto e garantir a transparência do plano do Governo do Distrito Federal (GDF), dada a urgência em evitar mais mortes e reduzir os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com os parlamentares, é necessário garantir que as pessoas sejam imunizadas, já que a previsão é de que o Ministério da Saúde envie apenas 400 mil doses da vacina, o que deixaria o DF distante da quantidade mínima de cidadãos vacinados prevista pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que um local seja declarado fora da pandemia.