ENEM 2020

Aulões gratuitos on-line e na TV

Secretário de Educação do DF formalizou, ontem, parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que transmitirá aulas em tempo real na TV Brasil e no YouTube da emissora. Objetivo é reforçar o aprendizado dos temas que cairão nas provas

O secretário de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz, formalizou, ontem, parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para o projeto Maratona Enem, que oferece aulas transmitidas em tempo real, com o objetivo de reforçar o aprendizado dos temas que cairão nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para 17 e 24 de janeiro, na versão impressa.

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério das Comunicações (MCom) e o Governo do Distrito Federal (GDF), e visa a democratização do acesso a conteúdos cobrados na prova. O projeto será dividido em quatro dias de programa, com aulões gratuitos pela televisão aberta e pelo canal do YouTube, ambos da TV Brasil.

Segundo o secretário de Educação do DF, a iniciativa já estava sendo desenvolvida em outras unidades da Federação. “O desafio sempre foi que, durante a pandemia, conseguíssemos nos preparar para possibilitar, dentro das ferramentas possíveis e reais, a capacitação dos nossos estudantes, de tal forma que tenham o melhor ano de 2020, e que consigam enfrentar os desafios, especialmente a 3ª série do ensino médio, com o Enem”, ressalta o secretário. “Com essa iniciativa, a EBC mostra o seu valor social como empresa pública, e o Ministério das Comunicações demonstra o seu compromisso com a educação pública brasileira e com a democratização do acesso à universidade pública”, completa Leandro.

O secretário falou, ainda, sobre a possibilidade de a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) criar uma complementação para a educação de nível médio em Brasília. Segundo Leandro, o planejamento inicial é criar uma oportunidade para os estudantes que completaram o terceiro ano do ensino médio em 2020 e não conseguiram passar na universidade pública por meio do Enem.

“No ano de 2021, pretendemos não abandonar esse estudante que, neste momento, está concluindo o terceiro ano do ensino médio. Pretendemos dar uma oportunidade de nova preparação. Para este ano, o governo do DF, por meio da SEEDF, desenvolveu um extenso programa por meio do Prepara Enem, que está à disposição de todos os estudantes para, inclusive, rever as aulas que já foram feitas no site da secretaria e por intermédio do Educa DF”, esclarece o secretário.

Adia Enem
Nas redes sociais, a hashtag #adiaEnem ganhou força nos últimos dias. A União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), alunos e internautas em geral pediram novo adiamento do Enem e marcaram um twitaço pela causa. Num contexto em que ainda não há vacinação contra a covid-19 no país, a avaliação de entidades estudantis é de que a realização da prova nas datas marcadas poderá gerar riscos à saúde e mortes.

Apesar do movimento, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou, ontem, que o Enem não será novamente adiado. A edição de 2020 da prova foi postergada em razão da pandemia e as provas da versão impressa acabaram remarcadas para 17 e 24 de janeiro, e da versão digital para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Prepara Enem
Com quatro horas de aulas, sempre com início às 14h e término às 18h, a Maratona Enem faz parte do projeto #PreparaEnemDF. A SEEDF lançou uma página exclusiva no próprio site, em que toda a comunidade acessa o repositório de vídeos, aulas, provas com gabarito, cartilha de redação e pode conseguir respostas para perguntas frequentes, além de material de apoio.

“Toda a rede recepcionou superbem o projeto. Tanto que alguns professores da rede participaram como voluntários, porque realmente acreditavam que, para este momento, é muito importante termos esse tipo de ação”, defende a diretora de Ensino Médio da SEEDF, Érika Botelho. Durante os aulões, os estudantes recebem dicas, informações e curiosidades sobre cada área e ainda tiram dúvidas ao vivo.

A Maratona Enem segue até 23 de janeiro, mas a previsão é de que o projeto se mantenha no próximo ano. “Em 2021, o projeto continua e divulgaremos um cronograma posteriormente. Queremos oferecer aos alunos podcasts com professores da rede, divulgação de materiais como mapas mentais, repositório de vídeos, e apoio para estudantes”, acrescenta Botelho.