Ceilândia

Lixões de Ceilândia viram campos de areia para evitar descarte de entulho e lixo

Os locais eram usados pela própria comunidade e por carroceiros para o descarte irregular de lixo e entulho, como sofás velhos, resto de obras, pneus e até animais mortos

A Administração Regional de Ceilândia transformou antigos lixões da cidade em campos de areia. A ação teve como objetivo criar mais uma alternativa no combate ao descarte de entulho e lixo na maior cidade do DF. As áreas ficam na QNM 32, em Ceilândia Sul, e nas EQNP 11 e 15, do P Norte. Nos espaços foram retiradas cerca de 100 toneladas de resíduos.

Por décadas, os locais foram usados pela própria comunidade e por carroceiros para o descarte irregular de lixo e entulho, como sofás velhos, resto de obras, pneus e até animais mortos. Os terrenos receberam limpeza, nivelamento do solo, cercamento com pneus e caixas com areia para a prática de futebol e vôlei. Também foram instaladas placas advertindo o morador sobre a proibição de jogar lixo nos espaços.

O administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí, explica que o objetivo da ação é despertar a consciência e o compromisso do ceilandense em não descartar o lixo de qualquer forma, além de manter uma cidade mais limpa, organizada e sem doenças. “Nem sempre precisamos de grandes obras. Às vezes, pequenas mudanças pontuais no dia a dia da comunidade podem ajudar a resolver ou a evitar o descarte de lixo em área pública. Estamos dando ocupação e utilidade a esses espaços, mas precisamos que o morador também cuide do local”, enfatiza Marcelo.

O bombeiro hidráulico Fernando da Costa, de 45 anos, diz que a ação da Administração trouxe não só a limpeza do espaço, mas qualidade de vida para os moradores. “Essa ação foi, com certeza, uma boa notícia para toda comunidade. Há muitos anos precisamos de uma revitalização nesse local. Havia muita sujeira e entulho e tudo foi limpo. O melhor é que agora temos um campo de areia, o que vai evitar que o local seja sujo novamente”, diz o morador.

As transformações foram realizadas pela Gerência de Esporte e Lazer da Administração Regional de Ceilândia depois que a população solicitou a limpeza dos espaços. A intenção é que outras áreas também sejam contempladas com a revitalização.

*Com informações da Região Administrativa de Ceilândia

Joel Rodrigues / Agência Brasília - Ceilândia
Joel Rodrigues / Agência Brasília - Ceilândia
Joel Rodrigues / Agência Brasília - Ceilândia