Depois de 10 meses fechados, os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) vão retomar os atendimentos presenciais. Com a emergência da pandemia do novo coronavírus em março, o serviço passou a ser prestado de maneira remota.
Agora, para controlar a quantidade de pessoas nas unidades, foi desenvolvido um sistema de agendamento on-line das visitas. Assim, a população marca o horário da visita, medida que ajuda a evitar aglomerações e a reduzir o risco de contágio. A previsão do governo é disponibilizar 4.982 vagas nas próximas semanas nos 27 Cras e 11 Creas.
Dois dias depois de aberto o agendamento, 13 mil pessoas já aguardam pela marcação do atendimento. A definição na ordem da fila leva em conta a situação de vulnerabilidade dos inscritos. Novas vagas para os 30 dias seguintes devem ser abertas a partir de 22 de janeiro.
Nas unidades, vai haver oferta de álcool em gel e um painel de acrílico separa os funcionários dos cidadãos. O atendimento com hora marcada consiste na escuta qualificada e na análise da condição social da família. O agendamento pode ser feito pelo telefone 156, opção 1, ou pelo site da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Os Cras atendem famílias e cidadãos em uma unidade de referência, e que estejam passando por situações de inseguranças, fragilidades, ausência de renda, pobreza e dificuldades de acesso aos serviços públicos, e os direciona a programas de apoio. Já os Creas são voltados à solução de situações de violência ou violação de direitos, como abusos, abandono e casos trabalho infantil, por exemplo.