Covid-19

Covid-19: Aeroporto de Brasília prepara-se para receber vacinas

O terminal de cargas possui câmaras frias para armazenamento de cargas farmacêuticas

O Terminal de Cargas do Aeroporto de Brasília possui câmaras frias para armazenamento de vacinas contra a covid-19 e outros insumos médicos. O espaço possui câmaras frias para recebimento de cargas que exijam controle de temperatura que variam de -22°C a -16°C, de 2°C a 8°C e de 15°C a 25°C. As cargas farmacêuticas correspondem a 80% de toda a movimentação do armazém.

Para o gerente de logística da Inframerica, Marcos Trindade, o Aeroporto de Brasília já tem muita experiência no manuseio deste tipo de produto. "Estamos prontos para auxiliar e ajudar na logística de qualquer tipo de vacina que chegue aos nossos armazéns. São anos tratando esse tipo de produto com qualidade e rapidez. Temos uma equipe excelente e toda a competência e diligência da Receita Federal também", conta o gerente.

Sobre os imunizantes que necessitam de uma temperatura abaixo de -70°C, o terminal de carga possui um pátio com estrutura e geradores capaz de atender mais de 100 contêineres do tipo Envirotainer, um equipamento apropriado para envio de cargas que exigem controle de temperatura e de alto valor agregado. Para manter o clima refrigerado, este tipo de material chega em embalagens próprias e preparadas para manter a temperatura requerida.

Os profissionais que atuam no local estão seguindo, rigorosamente, todas as medidas sanitárias de combate à covid-19.

Autorização

O Terminal de Cargas possui autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para armazenar esse tipo de carga e conta com a Certidão de Regularidade emitida pelo Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF/DF), certificando que o farmacêutico responsável presta assistência plena. Em 2020, o Terminal recebeu mais de 1.677 toneladas de cargas, destas, 1.047 toneladas foram medicamentos, dentre eles diversas vacinas.