Após deliberação com o Secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, o Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra covid-19 no DF decidiu adotar o sistema de drive-thru para a etapa de vacinação dos idosos acima de 80 anos. Porém, o modelo de equipe volante só será adotado a partir de terça-feira (2/2).
A decisão foi tomada para evitar aglomerações nos postos de saúde e facilitar a locomoção deste grupo, além de acelerar o processo de vacinação.
Inicialmente, os pontos de vacinação por drive-thru ficarão no Parque da Cidade, no Pontão do Lago Sul, em Águas Claras na Faculdade Unieuro, na UBS nº 5 de Planaltina, na UBS nº 1 de Sobradinho 1 e na UBS nº 2 de Sobradinho 2.
Depois, outras regiões poderão adotar o modelo. Os outros 36 pontos de vacinação em unidades de saúde serão mantidos. Confira aqui os locais. Neste pontos, a vacinação terá início na segunda-feira (1º/2), a partir das 13h.
Quem optar pelo modelo drive-thru deverá comparecer com documento original com foto e com CPF. A Secretaria reforça que não há necessidade de realizar um cadastro prévio. Além disso, a pasta não vai adotar o sistema de agendamento ou reserva de vacinas.
Para entender como será essa etapa, o Correio reuniu as informações divulgadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Confira:
Quem pode se vacinar a partir desta segunda-feira (1º/2), no DF?
Idosos com mais de 80 anos. Excepcionalmente, no primeiro dia, as aplicações ocorrem das 13h às 17h. Nos demais, o atendimento será das 8h às 17h.
Preciso fazer cadastro prévio?
Não. Não é necessário fazer cadastro para se vacinar. O Ministério da Saúde incentiva a todos o registro no aplicativo Conecte SUS ou no site www.conectesus-paciente.saude.gov.br. No entanto, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, não é obrigatório estar inscrito no Conecte SUS para ser vacinado contra a covid-19.
Que documento preciso levar?
Documento original com foto e, de preferência, com o CPF no mesmo registro. Se não tiver, leve os dois.
Haverá drive-thru para idosos com mais de 80 anos?
Sim. Porém, apenas a partir de terça-feira (2/2), inicialmente, no Pontão do Lago Sul e no Parque da Cidade.
É possível fazer o agendamento da vacina ou reservar doses?
Não. Até o momento, o único jeito de receber a vacina é indo a um dos pontos de atendimento. Por isso, qualquer tipo de serviço que ofereça esse tipo de opção é golpe e deve ser denunciado à Polícia Civil, pelos telefones 197 ou 3207-4892.
E se eu não puder ir a um posto de vacinação?
Os idosos acamados cadastrados junto ao Núcleo de Atenção Domiciliar (Nrad) da Secretaria de Saúde serão visitados pelas equipes de saúde que o acompanham regularmente. Caso algum idoso acima de 80 anos esteja impossibilitado de sair de casa por motivos de saúde e não esteja cadastrado nesse sistema, é preciso que um responsável vá até o ponto de vacinação mais próximo e informe aos servidores que tem um idoso em casa que não pode se deslocar até o posto. As equipes anotarão o contato do responsável e, apenas neste caso, agendarão a vacinação em domicílio.
Quando tomar a segunda dose?
Após receber a primeira dose, o idoso receberá um cartão com a marca da vacina que tomou e a data em que deve voltar ao posto para receber a segunda dose.
Preciso chegar antes das 13h ao local de vacinação na segunda-feira (1º/2)?
Não. As vacinas estarão disponíveis a partir desse horário e durante os próximos dias. Não há necessidade de estar no local horas antes do início do processo.
E os idosos que têm menos de 80 anos?
Devem aguardar. A expectativa da Secretaria de Saúde é de que, nos próximos dias, o Distrito Federal receba mais doses e, assim, poderá ampliar a faixa etária do público a ser imunizado.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.