Menos de cinco dias, numa temporada-relâmpago pela capital, resultaram na segunda obra do grafiteiro inglês Christopher Marc Butcher, o Rocket01, pela América do Sul: o ponto escolhido para o grafite foi o Centrão (Centro Educacional 03, na QE 17/19) do Guará II. Anteriormente, o artista formado pela Universidade de Leeds havia deixado a marca na Colômbia. Espanha, Itália e Rússia foram outros países que receberam obras de Rocket01.
O plano inicial trazia a escalação para que o artista cravasse a marca em algum ponto do Plano Piloto. Curiosamente, sem a referência de locais, Rocket01, ainda no avião que o trazia de Portugal, esboçou um lobo na arte feita na viagem. Em esquema colaborativo, o inglês foi destacado para embelezar a frente da escola do Guará II, por convite feito por Julimar dos Santos, um ex-aluno e ex-professor voluntário da escola, que atualmente é gerente de cultura do Guará.
"A obra do Rocket01 tem um toque ambiental, com traços psicodélicos. Além de moderna, ela traz um personagem recorrente — uma espécie de astronauta vindo de outro planeta", explica Julimar. Quase 100 metros quadrados de artes gráficas estarão estampados no Centro Educacional, a partir de segunda-feira. "Foi um amigo grafiteiro que me contou do desejo do Rocket01 de realizar uma obra no DF. Acionamos um grupo de dez grafiteiros, entre os quais está Odrus, profissionalmente muito reconhecido. O mural propiciou, além da visibilidade para a obra, um intercâmbio muito legal. Tivemos a presença de muitos artistas iniciantes", explicou Julimar dos Santos.
A imagem do maior representante do Cerrado, o lobo guará, é recorrente no grupamento de figuras grafitadas. "Foi uma grande oportunidade. Tenho a honra de, agora, ter uma obra ao lado dos grafites de Rocket01 e do Odrus. Fiz uma domadora de lobos para dialogar com as obras, e complementei com a figura de uma arara azul", destacou Julimar.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.