O Encontro Nacional de Juízes e Juízas Negros (Enajun), iniciativa do juiz Fábio Esteves, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), é um dos cinco finalistas do prêmio Desafio lideranças públicas negras, promovido pelo projeto Catálise. A premiação visa reconhecer propostas que gerem oportunidades em posições de destaque para profissionais negros no setor público.
A iniciativa do finalista do Distrito Federal concorre com os projetos: Abayomi Juristas Negras, do Recife; a Rede MulherAções Neabi-Ufac, de Rio Branco; a Coordenação de Promoção da Equidade Racial na Defensoria Pública do Estado do RJ, da capital fluminense; e com a proposta Ações Afirmativas no Serviço Público: Uma Urgência, de Campinas (SP). A iniciativa vencedora será escolhida pelo público.
O encontro
O Enajun surgiu em 2016, concebido pelo magistrado Fábio Esteves, para reunir a magistratura negra brasileira e pautar os impactos do racismo no Poder Judiciário. O primeiro encontro ocorreu em maio de 2017, em Brasília, com uma reunião entre juízes negros e não negros, além de integrantes da sociedade civil de todo o país. O intuito era promover debates sobre a identidade da magistratura negra e o papel dela para enfrentamento do racismo.
O magistrado é juiz do TJDFT e ex-presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e dos Territórios (Amagis). Graduado em direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), ele é especialista em direito público e, atualmente, doutorando em direito pela Universidade Autônoma de Lisboa, além de professor de direito constitucional da Escola da Magistratura do Distrito Federal.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.