Todas as cirurgias eletivas marcadas na rede pública de saúde do Distrito Federal voltarão a ocorrer a partir da próxima segunda-feira (1°/2). As operações estavam suspensas desde 29 de junho — com exceção das oncológicas, cardiovasculares, dos transplantes e dos atendimentos de urgência ou judicializados —, devido à pandemia da covid-19.
A Secretaria de Saúde comprou, recentemente, insumos e medicamentos que garantem estoque mínimo suficiente para realização das cirurgias até então suspensas, segundo a Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde. Outro fator que impactou para a decisão foi a taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19, que estavam em 58,89% na tarde desta terça-feira (26/1), segundo o site Info Saúde-DF.
Até segunda-feira (1º/2), as Regiões de Saúde terão de se organizar, montar mapas e solicitar os estoques necessários de insumos e medicamentos para a realização das cirurgias. O Complexo Regulador em Saúde do Distrito Federal (CRDF) ficará responsável por fazer o repasse das ofertas de vagas e o direcionamento dos pacientes.
Com informações da Agência Brasília
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.