A chuva intensa registrada na tarde de segunda-feira (25/1) no Distrito Federal que surpreendeu tanto os brasilienses quanto os meteorologistas volta a ocorrer nesta terça (26/1). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de pancadas de chuva em áreas isoladas e, por isso, a capital federal está sob alerta amarelo, que indica a chance de até 50 mm de precipitação e de ventos de 60 km/h.
Na tarde de segunda (26/1), só no Plano Piloto foram registrados 62,8 mm em uma hora. O meteorologista Olívio Bahia explica que as altas temperaturas e a umidade em elevação proporcionam o aumento na instabilidade, e que a nebulosidade deve continuar subindo ao longo do dia. "Tem condição para chuva pontual, mais localizada a partir da tarde, um padrão com mais cara de verão: calor e pancadas", ressalta. A temperatura varia entre 16ºC e 30ºC, enquanto a taxa de umidade oscila de 40% a 95%.
Um dos responsáveis pela mudança no tempo e nas previsões é um vórtice ciclônico de altos níveis, que se deslocou do Nordeste do país em direção ao Centro-Oeste. "Esse sistema acaba sempre potencializando a condição e o tempo fica mais severo. Estava quente, aumentou a umidade, então esse vórtice acabou intensificando tudo', destacou Olívio Bahia. Com isso, a previsão de que janeiro poderia ter um acumulado de chuvas abaixo do esperado para o mês começa a se reverter com a possibilidade de mais chuvas ao longo da semana.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.