Com o início da campanha de vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal nesta terça-feira (19/1), criminosos estão aproveitando para tentar aplicar golpes na população. O alerta é da secretaria de Saúde. Os golpistas estariam entrando em contato por telefone sob o pretexto de agendar o horário para aplicar a dose da CoronaVac.
Eles entram em contato com a vítima e enviam um código para que ela clique e confirme o número. O objetivo é clonar aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. Quando o usuário confirma, os fraudadores conseguem acessar a conta e fazer estragos.
Por isso, a pasta reforçou que não existe marcação para vacinação contra o coronavírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS): nem a pasta ou o Ministério da Saúde telefonam ou pedem qualquer tipo de confirmação por mensagem. Nesta primeira etapa de vacinação, o grupo prioritário (profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência em casas de longa permanência, cuidadores e indígenas) serão procurados pelas equipes de saúde, e não há vacinação nos postos. As doses estão nos hospitais da rede pública.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.