As 106,1 mil doses da vacina chinesa contra a covid-19, a CoronaVac, devem chegar ao Distrito Federal ainda na manhã desta segunda-feira (18/1). Forças de segurança aguardam para realizar a escolta das doses que devem chegar na Base Aérea de Brasília e, de lá, partirem para a Central de Armazenamento da Rede de Frios (SIA). Apesar da expectativa, o horário pode sofrer alterações ao longo do dia.
Da central, as vacinas serão encaminhadas para os outros oito centros regionais. A Polícia Militar do DF realizará essa escolta. O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, afirmou que o DF está preparado para receber e armazenar as doses e que, os próximos passos, dependem da chegada dos imunizantes. "O horário está instável, mas estamos na expectativa e preparados", disse.
Treinamento
Durante a manhã, os profissionais de saúde do DF participam de um treinamento para manuseio e aplicação da vacina, além de serem informados da logística que será adotada pela Secretaria de Saúde.
Na tarde do último domingo (17), após a liberação do uso emergencial das vacinas, o secretário da Saúde, Osnei Okumoto, afirmou ao Correio que, assim que as doses chegarem ao DF, a vacinação terá início.
Segundo o Plano Distrital de Vacinação, os idosos e profissionais de saúde serão os primeiros a receberem as doses.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.