O início da primeira fase de aplicação da vacina contra a covid-19 no Distrito Federal está previsto para quarta-feira (20/1), seguindo o calendário do Ministério da Saúde, e profissionais da saúde da capital começarão, nesta segunda-feira (18/1), o treinamento para aplicarem a vacina.
Documento a que o Correio teve acesso com exclusividade mostra como funcionará a distribuição dos profissionais da área em cada dia de treinamento. Serão cinco aulas, a começar na segunda-feira. Os profissionais se dividirão em duas turmas: um grupo ficará no horário das 8h às 12h, e o outro, das 13h às 17h.
Para realizar os treinamentos, foram escolhidos locais diversos, como o auditório do Hemocentro de Brasília, o auditório da pediatria do Hospital Regional de Ceilândia e o auditório do Núcleo de Rede de Frio. Outros dois espaços ainda serão definidos.
Previsão
Ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Secretaria de Saúde informou que a previsão para o começo da aplicação das vacinas é 20 de janeiro. Segundo a pasta, a expectativa é alcançar 200 mil pessoas na primeira fase.
A primeira etapa deve imunizar profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos e pessoas com mais de 60 que estejam internados em instituições de longa permanência. A segunda contemplará pessoas entre 60 e 74 de idade e, na terceira fase, aquelas que possuem comorbidades que agravam o quadro da doença. Uma quarta fase, incluída no plano hoje, por determinação do governador Ibaneis Rocha, prevê a vacinação de professores e de servidores da segurança pública.
A secretaria ressaltou que vai divulgar um plano de comunicação para repassar de forma objetiva e clara à população informações sobre as datas e fases da imunização, os pontos de vacinação, os grupos contemplados e os tipos de imunizantes utilizados. O encontro reuniu representantes das Secretarias de Saúde, de Segurança, de Justiça e de Desenvolvimento Social do DF, do Ministério da Defesa, além do comando-geral do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.