A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) decidiu, nesta quarta-feira (13), como será formada e as primeiras ações da Comissão Especial da Vacina, que vai acompanhar o andamento do Plano de Vacinação do DF. O objetivo é acompanhar a execução de toda a estratégia de imunização do DF, desde a compra de insumos básicos (como agulhas e seringas) até a imunização massiva da população.
A reunião virtual determinou que o presidente da comissão será o deputado distrital Fábio Felix (PSol), autor da proposta de criação do colegiado especial. Rodrigo Delmasso (Republicanos) será o relator e Jorge Vianna (Podemos), o vice-presidente. Iolando Almeida (PSC) e João Cardoso (Avante) também farão parte do grupo.
Felix agendou a primeira reunião do grupo para a próxima segunda-feira (18/1) e sugeriu um encontro, também na próxima semana, da comissão com o corpo técnico da Secretaria de Saúde, a fim de ouvir o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, além de averiguações do estado da Farmácia Central e de uma unidade básica de saúde. Também nos próximos dias, a comissão deve definir o plano de trabalho e o prazo de vigência do colegiado.
A comissão vai acompanhar de perto e garantir a transparência do plano do Governo do Distrito Federal (GDF), dada a urgência em evitar mais mortes e reduzir os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com os parlamentares, é necessário garantir que as pessoas sejam imunizadas, já que a previsão é de que o Ministério da Saúde envie apenas 400 mil doses da vacina, o que deixaria o DF distante da quantidade mínima de cidadãos vacinados prevista pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que um local seja declarado fora da pandemia.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.