"Não esquecer o guarda-chuva hoje para não ser pego de surpresa". A recomendação é do meteorologista Heráclio Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na primeira segunda-feira do ano, o sol não apareceu, e o céu vai ficar nublado ao longo de todo o dia. Com a alta nebulosidade, somada à elevação nas temperaturas, pode chover a qualquer hora.
"No decorrer do período, com o aquecimento diurno, aumentam as chances de pancadas com trovoadas e rajadas de vento, principalmente no período da tarde e noite", ressalta Alves. Os termômetros, que marcaram temperatura mínima de 18ºC na madrugada, podem chegar a 27ºC ao longo do dia. A umidade também está alta, e as taxas oscilam entre 100% e 60%.
De acordo com o Inmet, um corredor de umidade oriundo da região Norte atua sobre o Centro-Oeste e mantém o tempo instável na região ao longo de toda a semana. Por isso, instituto emitiu um alerta laranja para o Distrito Federal, que indica a possibilidade de chuvas intensas, quando podem cair até 100 mm em um único dia.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.