Oitenta participantes do Programa Jovem Candango — iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) para promover a formação técnica-profissional de aprendizes com atividades práticas e teóricas — ganharam, ontem, bicicletas reformadas como presente natalino. Adolescentes de 14 a 18 anos, moradores da Estrutural e em situação de vulnerabilidade social foram contemplados a partir de uma ação do Executivo. A ação faz parte da campanha Nosso Natal 2020, que arrecadou os equipamentos.
A arrecadação das bicicletas ocorreu durante atividades sociais promovidas pela primeira-dama, Mayara Noronha Rocha. Posteriormente, as doações foram encaminhadas à Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), que ficou responsável pela reforma e manutenção dos equipamentos. A entrega dos presentes contou com parceria da Subchefia de Políticas à Primeira Infância, por intermédio da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).
A primeira-dama afirmou que a bicicleta corresponde a mais do que um presente de Natal. “Queremos que as pessoas que estão recebendo tenham responsabilidade social. Além de (usada para) praticar um esporte, que também seja (usada como) mecanismo de trabalho, para ajudar idosos que não conseguem levar a compra de um supermercado para casa, por exemplo”, sugeriu Mayara Noronha.
Odysson Alves de Lima, 18 anos, ganhou uma das bikes. O jovem cresceu na Estrutural e se inscreveu no Programa Jovem Candango em 2019. Por meio da iniciativa, conseguiu se capacitar para o mercado de trabalho. “Fiquei muito feliz de receber uma bicicleta. Hoje, vai facilitar demais a vida”, comemorou o jovem.
Ceia
Na sexta-feira, crianças do Lar de São José, em Ceilândia Norte, participaram de uma ceia natalina antecipada. Chefs de cozinha, o governador Ibaneis Rocha (MDB) e Mayara Noronha colocaram a mão na massa para preparar pratos com itens de uma cesta básica distribuída às famílias beneficiadas. Os ingredientes incluíram arroz, feijão, farinha e açúcar, além de sardinha em conserva, leite condensado, achocolatado em pó e charque.
O evento ocorreu com uso obrigatório de máscara pelos visitantes, inclusive pelo Papai Noel, que marcou presença para distribuir brinquedos doados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) às crianças.