O assessor do deputado distrital Hermeto Neto (MDB), Zoroastro de Quaresma Prates, o Senhor Prates, como era conhecido entre os amigos, morreu nesta segunda-feira (21), aos 81 anos, em decorrência da covid-19.
Zoroastro era assessor do parlamentar na Câmara Legislativa e trabalhava com Hermeto desde 2007. Na primeira eleição do emedebista, ele assumiu o cargo de administrador da Candangolândia, como substituto do distrital eleito.
O parlamentar lamentou a morte do companheiro nas redes sociais. Segundo texto publicado, desde o início da pandemia causada pela covid-19, Zoroastro trabalhava de casa, por ser do grupo de risco. "Estou extremamente abalado. Perdi mais do que um amigo, perdi o pai que nunca tive", disse Hermeto nas redes.
Há cerca de três semanas, um dos filhos do assessor testou positivo para a doença, em seguida a esposa e depois ele. Na última semana ele foi internado e não resistiu às complicações. Ele deixa esposa e três filhos.
O deputado
Na última semana, em 17 de dezembro, o próprio Hermeto testou positivo para o novo coronavírus após participar da última sessão presencial na Câmara Legislativa do DF. O deputado permanece em isolamento. Três dias após a confirmação da infecção do distrital, o plenário da CLDF passou por uma sanitização.
Outro casos
Além de Hermeto, outros distritais já foram diagnosticados com covid-19. Entre eles, Cláudio Abrantes (PDT) e Daniel Donizet (PL). Além deles, o governador Ibaneis Rocha (MDB) e o vice, Paco Britto (Avante), também já contraíram o vírus.
Em setembro, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, Mayara Noronha, chegou a realizar o teste, mas apresentou diagnóstico negativo para a covid-19. O resultado saiu um dia depois de Mayara fazer o exame.