animais de estimação

Cães do Corpo de Bombeiros fazem ensaio para alertar sobre cuidados com pets

O objetivo é alertar sobre o uso de fogos nas festas e desejar um feliz Natal a todos. Este mês é reservado à campanha Dezembro Verde, para alertar sobre as consequências do abandono de animais, principalmente no período de férias de fim de ano

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) preparou um ensaio com cães que estão em treinamento na corporação. O objetivo é lembrar os cuidados com os animais de estimação neste período de festas de fim de ano, como o uso de fogos de artifício.

Segundo o capitão Paulo George, da seção de vistorias do CBMDF, os animais sofrem muito com as festas e os barulhos dos fogos. “O ideal seria não ter fogos, mas como sabemos que sempre ocorrem, é preciso que os donos tomem alguns cuidados, como deixá-los em ambientes com janelas fechadas, para que não fujam ou acabem se machucando. Assim, eles vão sentir um pouco menos o impacto sonoro”, explica.

Os artistas do ensaio são Delta, Baruk, Atena e Bolt, que chegaram ao Canil do Grupamento de Busca e Salvamento neste ano. Os animais foram doados à corporação por conta da atuação dos bombeiros do DF no incidente ocorrido em Brumadinho. Em junho, um concurso foi realizado para escolha dos nomes dos filhotes.

Os quatro filhotes são golden retriever. A raça é conhecida por ser amigável, inteligente, confiante, fiel e sempre tem muita energia. “Como uma das características de um cão de salvamento é ter muita energia e vontade intensa de recuperar objetos, o ensaio fotográfico com os gorros natalinos foi um desafio para a produção, pois toda hora eles acabavam na boca dos nossos filhotinhos. Mas valeu muito a pena, pois o intuito é chamar a atenção da população sobre os cuidados com animais domésticos neste período de festas”, avalia a responsável pelo canil, capitã Paula Tiemy.

Com dois meses de idade, os filhotes começaram o treinamento no canil do CBMDF. Durante a rotina, os animais se adaptam em diferentes ambientes, como água, escombros e matas. Além disso, realizam treinamentos de obediência, atividades recompensadas com a entrega de bolinhas, identificação de odores, treinamento físico e atividades de caça.

Canil

Além dos quatro filhotes, o canil da CBMDF conta com mais sete animais. Eles aprendem obediência básica e depois conhecem ambientes com sons de todos os tipos, como barulho de helicóptero, carros e motosserras.

Os animais podem desempenhar a função de busca e salvamento pelo período médio de 9 a 10 anos de idade. Durante o período, são realizados testes para aferir a atuação do cão, verificando se ele está ou não apto para continuar as atividades.

Dezembro verde

Durante todo o mês de dezembro, a campanha Dezembro Verde alerta a população sobre as consequências do abandono de animais e fomenta a guarda responsável dos bichinhos. De acordo com a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 30 milhões de cães e gatos estão em situação de abandono no Brasil.

A escolha para o mês é relacionada ao fato de que, no período de fim de ano, os casos de abandono aumentam de forma expressiva, por conta das viagens de férias e festas. Além disso, no período da pandemia, o abandono se intensificou pelo medo da transmissão do coronavírus.

Denúncia

Quem presenciar maus-tratos a animais e desejar denunciar, precisa reunir as provas existentes (como fotos, vídeos, imagens de circuitos de condomínios, áudios). Com o material em mãos, é preciso ir até uma delegacia de polícia e registrar o boletim de ocorrência.

Hélio Campos/CBMDF - Cães do Corpo de Bombeiros fazem ensaio para alertar sobre os cuidados com os pets no fim do ano
Hélio Campos/CBMDF - O objetivo é alertar sobre o uso de fogos nas festas e desejar um feliz Natal a todos.
Hélio Campos/CBMDF - Os artistas do ensaio são Delta, Baruk, Atena e Bolt, que chegaram ao Canil do Grupamento de Busca e Salvamento neste ano.
Hélio Campos/CBMDF - Os quatro filhotes são Golden Retriever. A raça é conhecida por serem amigáveis, inteligentes, confiantes, fiéis e sempre têm muita energia
Hélio Campos/CBMDF - Eles aprendem obediência básica e depois conhecem ambientes com sons de todos os tipos, como barulho de helicóptero, carros e motosserras.