Muito calor, sol forte e poucas nuvens. Assim os brasilienses encaram a manhã deste sábado (19/12) em todo o Distrito Federal. Embora as condições indiquem um dia de céu aberto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê pancadas de chuva no período da tarde. Por isso, quem precisar sair de casa deve estar preparado para essa mudança climática.
Na última semana, o DF registrou temperaturas altas e, ao que tudo indica, segundo o meteorologista Olívio Bahia, se as chuvas podem vir de forma intensa. “Está muito quente e há essa previsão de começo de chuva a partir de hoje. Não descartamos algo forte. No centro de Goiás, por exemplo, já conseguimos ver que há registro de chuvas, que começam a se aproximar do DF, ali pelo Gama”, disse o especialista.
Enquanto a chuva não ameniza o calor, as temperaturas continuam altas. Para hoje, a máxima prevista é de 32ºC, no período mais quente do dia. A mínima, 14ºC, foi registrada durante a madrugada em Águas Emendadas, em Planaltina.
A umidade relativa do ar varia entre 90% e 25%. Com o índice abaixo dos 30%, o brasiliense precisa redobrar os cuidados com a saúde. Ingerir muito líquido, evitar atividade física ao ar livre entre 10h e 16h e usar roupas leves estão entre as principais orientações de especialistas.
Fim de ano
Para os festejos de fim de ano, o Inmet prevê pancadas de chuva. “É um período em que estamos entrando no verão, que começa, oficialmente, dia 21 de dezembro. E as chuvas são comuns nessa época. Podemos dar a sorte de não dar em nada, mas a probabilidade (de chuva) é grande”, afirmou Olívio Bahia.