Moradores do Lago Norte acionaram o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), nesta quinta-feira (17/12), para averiguar a situação de um caiaque à deriva próximo ao Morro do Careca, na MI 3, Conjunto 6. Inicialmente, a suspeita era de afogamento. No entanto, segundo o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), a embarcação havia sido usada durante a fuga após um furto em uma casa da região.
O crime aconteceu na quarta-feira (16/12). No dia seguinte, moradores informaram aos bombeiros que o caiaque estava desde as 9h no mesmo local, sem ninguém dentro. Na embarcação, os militares encontraram peças de roupas, dois bonés e um par de chinelos. Além disso, a cerca de 30 metros do local onde estava o barco, as equipes acharam um colete salva-vidas infantil.
No momento das buscas de um possível afogamento, uma equipe do BPMA passou pelo local e confirmou que o caiaque tinha todas as características do que havia sido usado durante a fuga de suspeitos de cometer um furto na região.
O tenente-coronel Waldeci Ramalho, comandante do BPMA, afirmou que a Companhia Lacruste — grupo da Polícia Militar que trabalha por água — recebeu um chamado porque, após o furto, os assaltantes fugiram pelo Lago Paranoá. "O pessoal (os suspeitos) veio por água e foi interceptado pela companhia. Eles fugiram, desembarcaram do caiaque e saíram correndo. Desde então, a equipe não havia conseguido localizar a embarcação nem os suspeitos", detalha.
O caiaque ficou no Lago Paranoá até os moradores encontrarem todos os pertences e acionarem o Corpo de Bombeiros. Até o início da noite desta quinta-feira (17/12), equipes da corporação e do BPMA estavam no local.
* Estagiária sob supervisão de Jéssica Eufrásio