Policiais militares recapturaram, na noite desta terça-feira (15/12), um dos presos participantes da maior fuga de prisão da última década no Distrito Federal. Lucas Caldeira da Silva responde por furto qualificado e por causar incêndio. Ele e outros 17 internos lotados no Centro de Detenção Provisória (CDP I) escaparam do Complexo Penitenciário da Papuda em 14 de outubro. Nesta segunda-feira (14/14), a fuga completou dois meses.
O interno foi preso em Ceilândia pelos militares. Neste momento, policiais penais estão se deslocando ao local para reconduzir o rapaz até a Papuda. Até a última atualização dessa reportagem, três permanecem foragidos. São eles: Wanderson da Silva Santos, Gabriel Nathan da Rocha Bessio, Carlos Cauan da Silva Campos (veja fotos).
O Correio apurou que os policiais receberam uma denúncia anônima informando que o preso estaria escondido em uma chácara da região. Ao chegarem no local, os PM's encontraram a casa com o portão aberto, mas não havia ninguém no imóvel, apenas porções de maconha e um isqueiro. Ainda durante as buscas, os militares encontraram um barraco no fundo da chácara, pediram permissão a uma proprietária para entrar e encontraram o foragido escondido em um dos quartos. Ele foi conduzido à 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia Centro).
Fuga
Os 17 custodiados fugiram na madrugada de 14 de outubro. Os internos cavaram, por quatro dias, um buraco no telhado com o auxílio de uma espécie de faca artesanal, produzida pelo próprio grupo. Câmeras do circuito interno de segurança gravaram o momento em que os custodiados da Cela 4, da Ala C, do Bloco I saíram por um buraco e desceram do prédio com o auxílio de uma corda formada por panos, conhecida no sistema prisional como “tereza”.
Quem tiver informações sobre o paradeiros dos fugitivos pode acionar a polícia pelos números 197 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar) ou para o WhatsApp 61 994510650 (Polícia Penal).