coronavírus

Covid-19: UBSs foram abastecidas com testes para detectar a doença

Os testes rápidos devem ser feitos no oitavo dia de sintoma e os testes do cotonete, a partir do quarto dia. Os sintomas que devem ser observados são febre, dor de cabeça, tosse, coriza, perda de olfato ou paladar

As 172 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal estão abastecidas com testes para a detecção da covid-19. Todas possuem o teste do padrão RT-PCR, conhecido como swab nasal ou teste do cotonete, com grau maior de precisão para detectar a presença do coronavírus. Além disso, as UBSs têm oxímetro para medir a oxigenação do sangue.

A Secretaria de Saúde (SES) distribuiu também 145.500 testes rápidos com micro leitores, que possuem um resultado mais preciso e evitam o falso positivo. Os testes, fornecidos pelo Ministério da Saúde, atendem a todas as regiões de saúde do DF, em 50 unidades básicas.

Fernando Erick Damasceno, coordenador da Atenção Primária à Saúde (Coaps), lembra que os testes são aplicados em pessoas sintomáticas, com pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de cabeça, tosse, dor de garganta, coriza, perda de olfato ou paladar. O coordenador orienta que o teste nasal seja feito a partir do quarto dia de sintomas e o teste rápido deve ser realizado após o oitavo dia.

Além dos sintomas citados, a Secretaria de Saúde alerta que, em crianças, deve ser observada a obstrução nasal. Em idosos, consideram-se também critérios de agravamento como desmaios, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e perda de apetite. Na suspeita da covid-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais, como diarreia, estão presentes.

Os oxímetros ajudam a avaliar se o paciente precisa ou não de exames complementares, como, por exemplo, de uma tomografia computadorizada. Ao ir em uma Unidade Básica, a equipe de profissionais da saúde fará uma avaliação clínica.