Destaque da semana na programação cultural de Brasília, o espetáculo Poema Bar vai encher de poesia a sala dos brasilienses neste fim de semana. A peça, que segue em cartaz até domingo no Teatro do CCBB, terá live gratuita no site do Centro Cultural Banco do Brasil, hoje, às 20h.
No espetáculo, que também dirige, Alexandre Borges recita Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa, auxiliado pelas cantoras Mariana de Moraes e Sofia Vitória e o pianista João Vasco. Depois de rodar o Brasil e o mundo, a peça chega pela primeira vez à capital, onde incorporou talentos locais: Cida Moreira, no piano; Paula Zimbres, no contrabaixo elétrico; e Thanise Silva, na flauta transversal.
“O público pode esperar um espetáculo muito sensível, porque estamos lidando com dois poetas maravilhosos: os muito queridos, muito amados e muito respeitados Fernando Pessoa e Vinicius de Moraes”, resume Borges, sem esconder o entusiasmo.
Para o ator, recitar esses dois grandes nomes é, além de prazeroso, fundamental nos tempos atuais. “O nível desses dois poetas é tão profundo que, realmente, percorre um caminho diferente, apura a nossa sensibilidade”, reflete. Na avaliação de Borges, os textos de Poema Bar têm força suficiente para gerar novos entendimentos sobre a vida. “Eles têm uma forma muito sutil e delicada de abordar certas questões, que, às vezes, só a poesia pode alcançar”, completa.
Ele revela, também, que há muito esperava trazer a apresentação para Brasília. “A cidade sempre esteve nos nossos planos, por isso, quando recebemos o convite do CCCBB, ficamos muito felizes. Até porque achamos um bom momento para trazer um espetáculo que acalenta um pouco os corações e as almas das pessoas, que estão passando um ano tão sofrido, tão triste”, afirma. “Para essa temporada, selecionamos poemas que nunca foram apresentados antes. São poesias que, acho, têm mais a ver com o momento pelo qual estamos passando”, acrescenta o ator.
*Estagiário sob a supervisão de Humberto Rezende