A Secretaria de Saúde investiga três possíveis casos de reinfecção de covid-19 em moradores do Distrito Federal. Os pacientes tiveram dois resultados positivos em testes de RT-PCR, dentro de um intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória.
Este é, segundo o protocolo do Ministério da Saúde, o pré-requisito para considerar os casos suspeitos. Os exames foram coletados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF). Nos três casos, a primeira infecção aconteceu entre junho e agosto, e a segunda, entre o fim de novembro e início de dezembro.
As amostras foram enviadas ao laboratório de referência da Fiocruz, no Rio de Janeiro, para uma investigação epidemiológica e laboratorial aprofundada. O resultado será divulgado pelo Ministério da Saúde. “Para serem confirmadas como reinfecções é necessário identificar que se tratam de amostras com genotipagens diferentes do vírus Sars-CoV-2”, informou a secretaria.
*Com informações da Secretaria de Saúde
Primeiro caso no Brasil
Na quinta-feira (10/12), o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de reinfecção de covid-19 no Brasil. A paciente em questão é uma mulher de 37 anos, profissional da área de saúde, e moradora de Natal, no Rio Grande do Norte.
O primeiro diagnóstico positivo foi dado em junho, e o segundo, em outubro. Foram processadas duas amostras clínicas antes da confirmação anunciada. A análise foi feita pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz, no Rio de Janeiro.