REDE PÚBLICA

Votação para calendário escolar

A Secretaria de Educação do Distrito Federal abriu consulta pública sobre o calendário letivo de 2021. Membros da comunidade escolar e demais interessados têm até hoje para votar em uma das duas opções propostas. A primeira opção de calendário prevê o término em 22 de dezembro de 2021 e a avaliação final em 23 do mesmo mês. Haveria também, 11 sábados letivos, todos remotos. Na segunda opção, o ano letivo terminaria em 18 de janeiro de 2022 e a avaliação final seria no dia seguinte. Dessa forma, não haveria sábados letivos. As duas opções têm início em 8 de março. A votação pode ser feita pelo site: www.educacao.df.gov.br.

O ano letivo de 2020 teve início em 10 de fevereiro. Em 12 de março, as aulas foram suspensas para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. Em 13 de julho, o ano letivo foi retomado, de maneira on-line. O encerramento será feito em 28 de janeiro de 2021.

Entenda as propostas
Segundo o calendário A, o término seria em 22 de dezembro de 2021, e a avaliação final, em 23 de dezembro. Haveria 11 sábados letivos, todos remotos. Desse total, oito poderiam ser flexibilizados e a escola teria autonomia para definir as datas de reposição. Os outros três seriam sábados letivos temáticos remotos — em 13 de março, 29 de maio e 23 de outubro, quando seriam discutidas com a comunidade escolar, também de forma não presencial, as práticas pedagógicas da unidade. O recesso no meio do ano seria de 17 de julho a 1º de agosto.

Já de acordo com o calendário B, as atividades seriam encerradas em 18 de janeiro de 2022 e a avaliação final, ficaria para 19 de janeiro. Não haveria sábados letivos. O recesso entre os semestres seria de 29 de julho a 15 de agosto, e o intervalo natalino e de ano-novo, de 24 de dezembro a 2 de janeiro.