Os brasilienses devem ficar atentos com fortes chuvas, ventos intensos e trovoadas isoladas nesta terça-feira (8/12). As primeiras precipitações já foram registradas em localidades na Asa Norte, Asa Sul, Lago Sul e Sudoeste.
A Defesa Civil do Distrito Federal aconselha tomar cuidado no trânsito e com pontos de alagamento. Em caso de emergência, a subsecretaria orienta acionar o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) por meio do número 193. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu também um alerta laranja sobre precipitações intensas em toda a capital.
O Inmet aconselha, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, frisa o aviso.
Outros cuidados são não segurar em objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés. Não empinar pipas ou aeromodelos com fio, a céu aberto. É importante evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas.
Via W3
Dois ônibus que fazem a linha Brasília-Cidade Ocidental, ambos da viação União Transporte Brasília (UTB) e um Fiat Uno vermelho, se acidentaram na W3 Sul, na altura da Quadra 706. Ao todo, 11 pessoas se feriram. O CBMDF pede aos condutores que evitem a via no sentido Norte-Sul, tendo em vista a demanda de tempo para o atendimento das vítimas devido à colisão traseira.
Um dos coletivos transportava 29 passageiros, com a batida, 10 deles se feriram na face e pertenciam ao corpo de funcionários da viação. Contudo, todos estão estáveis e orientados. No outro ônibus envolvido, havia 59 pessoas e uma delas desmaiou momentaneamente, mas se encontra consciente e orientada.
Em frente ao Shopping Pátio Brasil, na W3 Sul, ocorreu uma colisão entre uma moto e dois veículos. Somente a passageira da moto foi encaminhada para o Hospital de Base, com uma luxação no pé e escoriações.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer