O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), oferece o curso “Gestão de conflitos” para conselheiros tutelares. O objetivo é ensinar práticas autocompositivas para gerenciar situações conflituosas. A capacitação é gratuita.
São 10 horas de aulas com atividades para auxiliar na mediação e na negociação de conflitos, sobre a importância da escuta qualificada e a utilização de técnicas autocompositivas durante os processos conflituosos, conhecimento importante para ampliar a capacidade de diálogo e de pacificação social. As inscrições são feitas pelo site www.mpdft.mp.br/ead. Após o cadastro, clique no curso “Gestão de conflitos”. Haverá certificado para os participantes ao término das aulas.
O Distrito Federal tem 200 conselheiros tutelares, distribuídos em 30 unidades nas regiões administrativas. Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a parceria é uma uma oportunidade de capacitação e qualificação para os profissionais. “A nossa intenção é oferecer as ferramentas necessárias para melhorar o trabalho dos nossos conselheiros, que desempenham essa importante função na sociedade: proteger os direitos de todas as crianças e adolescentes”, explica.
Serviço:
Gestão de conflitos
Objetivo: ensinar práticas autocompositivas para gerenciar situações conflituosas.
Carga horária: 10h
Outros cursos
Em abril, o MPDFT disponibilizou mais três cursos gratuitos a distância. Os conteúdos podem ser acessados até 19 de dezembro. São aulas de Criança e tecnologia; Ciberespaço: desafios e oportunidades; e Gestão do tempo. As aulas são pela plataforma Moodle. Para participar, é só acessar o site, informar nome completo, e-mail, telefone e CPF. Depois é só se inscrever no curso de interesse.
Criança e tecnologia
Objetivo: habilitar os participantes a lidar com as tecnologias que impactam na vida das crianças
Carga horária: 2h
Ciberespaço: desafios e oportunidades
Objetivo: permitir aos participantes identificar os principais aspectos referentes à gestão segura do ciberespaço de interesse nacional
Carga horária: 15h
Gestão do tempo
Objetivo: capacitar o participante para administrar o tempo, estabelecendo prioridades na organização do trabalho
Carga horária: 20h
Com informações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.