Depois de mais de uma semana de calor, no fim de semana, o tempo fechou no Distrito Federal e o temporal deixou estragos em várias cidades. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os brasilienses devem se preparar para mais dias como esses. Nesta segunda-feira (7/12), o céu ficará nublado com poucas aberturas de sol: tempo muito convidativo para ficar dentro de casa.
Para quem não tem essa possibilidade e precisa se deslocar, o meteorologista Heráclio Alves recomenda: "No momento de ocorrência das pancadas de chuva com trovoadas, as pessoas devem se proteger em ambientes mais fechados e jamais embaixo de árvores e locais abertos, que são onde ocorrem os
acidentes se você não está protegido".
A capital federal está sob alerta laranja, quando há chance de chuvas intensas. Isso indica que podem cair até 60mm em uma hora. Com as temperaturas e a umidade em elevação, aumentam também a nebulosidade e a instabilidade do céu. Essas condições são a combinação ideal para a formação dessas pancadas mais severas à qualquer hora do dia.
Na madrugada, a temperatura mínima foi de 17°C e a máxima pode atingir os 29°C. Já as taxas de umidade oscilam entre 100% e 50%. Até às 7h desta segunda, a região do Gama acumulou os maiores volumes de chuva: 55,8 mm. Já o Plano Piloto registrou 10mm. Heráclio Alves explica que as pancadas de chuva têm sido mais pontuais, e por isso, tanta diferença. Para o todo o mês de dezembro, a média histórica é de 241,5 mm.