O deputado distrital Leandro Grass (Rede) usou as redes sociais para falar sobre a evolução da infecção por coronavírus. Diagnosticado com covid-19 há duas semanas, ele relatou ter tido 15% do pulmão comprometido. No texto divulgado no Facebook, o parlamentar pede para que a população se cuide.
A febre foi o primeiro sintoma identificado. Depois, veio tosse, crises agudas de sinusite, fraqueza, fervura nos olhos, cansaço, dor no corpo, perda do paladar e do olfato. "Não sentir o cheiro e o sabor dos alimentos tira o apetite e gera uma sensação muito ruim. Perdi pouco mais de 3kg com isso", detalhou.
O mal-estar não foi apenas físico. "Há também o efeito psicológico da doença. A incerteza e a imprevisibilidade do vírus geram uma angústia enorme. Não poder tocar nas pessoas e nem receber o afago quando estamos vulneráveis é desafiador demais", afirmou. "Tive o privilégio da presença da minha esposa, da preocupação das nossas famílias, dos amigos e de quem me apoia com tantas mensagens de carinho e orações. Agradeci e agradeço muito por isso. Mas, definitivamente, não fomos feitos para o isolamento."
Leandro alertou para precauções que podem ser tomadas para evitar a indiferença em relação à doença. "A primeira delas, sem dúvida, é recordar que não estamos vivendo a normalidade das coisas. Tivemos e teremos que abrir exceções em nome da nossa saúde mental, da atenção aos amigos e familiares e às responsabilidades que nos são exigidas no dia a dia. Mas todo cuidado é pouco em não transformar os desejos em necessidades."
O deputado lembrou da importância do uso de máscaras, e de cobrar um plano de vacinação. "A segunda onda é uma realidade. Essa doença não é brincadeira. Já foram mais de 6,5 milhões de brasileiros infectados. Mais de 176 mil mortos, entre mães, pais e amigos. Pessoas! Todos podemos ser vítimas, fatais ou não, desse vírus. Vamos nos cuidar. Vamos cuidar uns dos outros."