O último mês do ano chegou e, com ele, a esperança de mais solidariedade no próximo ano. O Projeto Raia Norte busca levar esse sentimento também às crianças do Varjão, com a sétima edição do Natal Solidário no Parque das Garças, localizado no final do Lago Norte.
O evento ocorreu neste sábado (5/12) e reuniu cerca de 40 crianças, de 4 a 15 anos, para uma manhã repleta de atividades como educação ambiental, exposições, prática de esportes, cortes de cabelo, massagens, aulas de higiene bucal, jogos e plantio de mudas.
O Papai Noel também apareceu por lá em uma canoa havaiana para a entrega de presentes para a criançada. Os brindes, todos novos, foram doados por parceiros do projeto, que conta com o apoio do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e a Administração do Lago Norte. Ao final, também foi distribuída uma galinhada para os participantes.
Daniel Badke Lino, 38 anos, é o responsável pelo projeto Raia Norte, iniciado em 2010. Educador físico e morador do Lago Norte, ele começou a frequentar o parque para praticar kitesurf e acabou atuando na preservação do espaço, tornando-se membro da Associação do Parque das Garças.
Com a pandemia de covid-19, ele relata que cogitou não fazer o Natal, mas a perspectiva de decepcionar as crianças o fez buscar adaptações para a celebração.
"A gente faz esse natal todo ano, pra trazer essa criançada humilde que mora mais perto do parque. Neste ano elas não abraçaram o Papai Noel. Mantivemos o distanciamento na entrega dos presentes e entregaremos a comida individualmente”, explica o coordenador.