Um homem morreu, na manhã desta sexta-feira (4/12), ao colidir a moto que pilotava em uma árvore, depois de ter passado por um quebra-molas. O acidente aconteceu na EQ 305/307, de Samambaia Sul. A vítima, identificada como Fábio Mendes, morreu no local.
Testemunhas relataram que o condutor tentou passar no canto de um quebra-molas na via, mas perdeu o controle da moto e colidiu com uma árvore, que fica no canteiro. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM-DF) foram acionadas para atender a ocorrência, mas ao chegarem ao local, constataram o óbito.
O sargento Allan Quadros, do Corpo de Bombeiros do DF, orienta os motociclistas a não passarem pelo canto do quebra-molas, de modo a evitar acidentes. “Essa questão não é abordada pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), mas o recomendado é evitar esse tipo de ação. No caso do quebra-molas, ele está ali por algum motivo, principalmente para haver redução da velocidade. Então, às vezes, é um local de muito movimento de pedestres, próximo a escolas ou algum cruzamento”, afirmou.
O CBM-DF oferece aos motociclistas, de forma gratuita, aulas de direção defensiva. O curso é dividido em três módulos e, atualmente, está suspenso em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus. “Ensinamos aos condutores noções de primeiros socorros focado na vivência dos motociclistas, técnicas de pilotagem, visando evitar acidentes”, finalizou.