Quem olhou pela janela na manhã desta quarta-feira (2/12) para checar como estava o tempo em Brasília pode ter estranhado o aspecto acinzentado do céu. Mas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que essa nebulosidade, já em níveis baixos, deve se dissipar logo: não há chuva a caminho até pelo menos a próxima sexta-feira (5/12). Hoje, o sol deve brilhar ao longo do dia e o calor vai predominar.
Uma massa de ar seco está atuando sobre o Distrito Federal, o que provocou essa trégua no período de chuvas. Além disso, o meteorologista Heráclio Alves ressalta que, com menos nuvens, as temperaturas registram mais oscilação e a umidade atinge taxas mais baixas.
Os termômetros chegaram a marcar 14°C na madrugada, mas podem chegar aos 32°C nas horas mais quentes. A umidade vai de 90% a 30%.
"À medida que o sol vai subindo, a temperatura vai aumentando. A mesma coisa à noite, quando não tem essa cobertura de nuvens, perde essa energia logo e esfria mais rápido", ressalta o especialista. Segundo ele, para esta quinta-feira (3/12), a condição deve ser muito semelhante.